MÃE-GALINHA



2006-07-06

Resíduos

Já vivi em muitas casas e em todas elas havia cortinas nas janelas. As cortinas abafam o eco e filtram a luz.

Tenho uma caixa muito grande cheia das cortinas que não serviram para outras janelas senão aquelas para as quais foram feitas. Há anos que transporto a caixa a cada mudança de casa mas agora esta casa é nossa, as janelas são muito grandes e já têm cortinas novas.

Os tecidos reciclam-se e há uns tempos as cadeiras da cozinha tiveram direito a almofadas novas. Ontem aventurei-me a um saco a que só falta a alça.

Há uma diferença enorme entre costurar e tricotar. O tricot, mais do que a costura, é um jogo de paciência que cresce devagarinho. Uma peça cosida à máquina pode ficar pronta num ápice. É a possibilidade de erro que distingue as minhas escolhas - só costuro quando a determinação é tal que me permita recomeçar no caso de me enganar - é dificil corrigir um erro costuardo numa máquina. No tricot, desmancham-se carreiras a uma velocidade surpreendente.

Hoje ainda não sei como vai ser o serão mas gostava que fosse outra vez de costura.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5