MÃE-GALINHA



2006-02-16

Em relação aos rapazes

as meninas saem mais caras.

Eu só tenho meninas e há imensas coisas que passam da mais velha para a do meio e da do meio para a mais nova. Mesmo assim, há despesas intermináveis relacionadas com a feminilidade da coisa...

O que abaixo se descreve não tem necessariamente a ver com o que se passa cá em casa. Resulta simplesmente de um estudo semi-científico-baseado-em-queixinhas-de-mães:

- As roupas de menina são mais caras e as meninas usam mais adereços - ganchos, elásticos, fitas, pulseiras, colares e brincos. Quanto às roupas, elas nascem com a vaidade no corpinho e com as tendências na ponta da língua - "ai mãe, preciso mesmo de uma camisola de gola alta cor-de-laranja para combinar com as meias que a tia me deu!"
- As meninas têm uma higiene mais apurada e mais cara. Lavam-se, besuntam-se com creme hidrante, usam amaciador no cabelo, secam o cabelo (as minhas já derreteram três secadores, para não falar na conta de luz), põe pó-talco nos sapatos (e têm mais sapatos, de certeza) e perfumam-se que é uma coisa parva.
- As meninas têm brinquedos caríssimos (ok, aqui imagino que a coisa esteja mais ou menos equilibrada). Mas barbies, witches, pollys, roupas de princesa e muuuuita tralha de maquilhagem, não são de borla.
- As meninas querem estojos da boneca xix, lápis com a borboleta amarela, cadernos da bruxinha não-sei-quantas, a mochila das princesas, a escova de dentes do urso amarelo, e outras infinidades de coisas marketizadas. Não há pachorra. Elas contestam as notas escolares com a falta que o estojo novo lhes faz.
- As meninas vão a mais festas de anos. Há mais meninas do que rapazes, as meninas convidam mais meninas e aí está a explicação para este facto. As festas de anos implicam levar um presente, por mais que se lhes explique que o que conta é o facto de irem. Há sempre o recurso possível ás lojas chinesas e afins mas eu descobri um presente muito catita e baratinho para meninos e meninas dos 5 aos 10 anos!
- As meninas são umas cócós no fim do ano lectivo- é uma florzinha para a professora da escola, um cartãozinho para a professora de dança, mais um miminho para a amiga que não vão ver durante as férias, mais o orçamento que não dá para tudo (dica: uns cartõezinhos impressos a cores que elas completarão com um desenho, por exemplo).
-As meninas vão mais vezes ao cabeleireiro. E nem falo das que usam franja...(agradeço publicamente à menina que corta à franja à Piriri e que não me leva dinheiro).
- As meninas, quando forem mais crescidas, menstruam. Isso tem custos.
- As meninas, quando forem mais crescidas, vão gastar pipas de massa em mimos para os namorados, para os maridos e, especialmente, para os filhos (ou pior, para as filhas).

Prós:
_ As meninas usam fralda durante menos tempo. Seis meses de diferença representam um ganho significativo.
- As meninas comem menos (pelo menos, a partir de uma determinada idade)
- As meninas são mais cuidadosas com as coisas delas que, assim, duram mais.
- As meninas estragam menos a roupa e os sapatos.
E, o mais importante dos prós:
- Algumas meninas dizem às mães "Quando for grande e tiver filhos, quero ser como tu!" O que enche o ego.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5