MÃE-GALINHA



2005-10-14

EMPADÃO

- Ó mãe - era um cheiro tão horrível que vomitei! Comecei-me a rir do cheiro e olha... vomitei. Depois o G. e a M. também vomitaram e de repente era tudo a vomitar no chão!
- Mas... mas... - eu, incrédula
- E eu comi mãe! - disse a Inês. Eu comi aquilo tudo queimado e não vomitei.
- Calma! Expliquem lá isso mas com calma....
Elas, muito excitadas, a Maria a gesticular e a Inês a rir-se por trás das mãos que punha à frente da boca.
- Então mãe - começou a Maria - comemos a sopa do almoço, não foi?
- Sei lá se foi...
- Foi, mãe, comemos. Mas eu não gostava de canja e trouxeram-me outra sopa.
- Mas eu comi a canja! - disse a Inês
- Sim, e depois? (Nunca gostou de canja)
- Depois começou um cheiro horrível. Horrível mesmo e eu comecei a tossir e a rir-me muito e continuei a tossir e de repente olha, vomitei a sopa toda no chão!
- Mas cheirava a quê?
- A mim não me cheirava a nada e até comecei a comer o empadão depois da canja - continuou a Nê. Mas de repente a Céu disse "Párem de comer! Párem de comer!" - E eu parei...
- Mas porquê????
- Porque estava tudo queimado - responderam em coro
- Queimado??? O empadão? Mas tu já não estavas servida Inês? E ninguém reaparou que estava queimado?
- Não sei... Comi três garfadas. Três!
- Havias de ver mãe. Tudo a vomitar com aquele cheiro - continuou a Maria.
(Havim vocês de ver o extâse da miúda a contar isto, tipo a saga do vómito colectivo)
- Então e depois?
- Depois não comemos o empadão e abriram as janelas todas. Estava cá um frio!
- E não almoçaram?
- Almoçamos um pastel de bacalhau com alface e melão! Estava bom!
- E estão bem dispostas?
- Sim!

Menos mal.
Depois, deixei-as na música e fui ao ATL para ver se me explicavam alguma coisa.

O empadão estava estragado, os miúdos vomitaram por causa do cheiro a azedo e a Inês nem deu por nada.
Já passaram quase 24 horas e aquelas três garfadas não trouxeram mazelas.

Ponto um - como é que se estraga assim o empadão e ninguém dá por isso até que se inicie o espectáculo da sopa em jacto no meio do chão?
Ponto dois - imagino o stresse daquele gente toda a arranjar à pressa almoço para cinquenta miúdo...
Ponto três - espero que não volte a acontecer.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5