MÃE-GALINHA



2005-03-31

IDENTIDADES

É como no filme; eu também tenho uma identidade secreta. Aliás, várias.

As minhas filhas chamam-me, obviamente, mãe.

Na escola primária sou a "Mãe da Maria"
- Ó Mãe da Maria, ela hoje pode ir a minha casa?

No infantário passo a ser a "Mãe da Carminho" ou "Mãe da Inês" ou "Mãe da Carminho e da Inês"
- Pergunta aí à Mãe da Carminho se trouxe as toalhitas.

Às vezes sou "a mãe daquelas três meninas"
- Olha... a mãe daquelas três meninas está ali!

A enfermeira do centro de saúde trata-me por "maezita"
- A maezita agora segura a menina assim, está bem?

O meu marido às vezes chama-me "biju", outras vezes "ó filha" e muitas vezes, "mãe".

A rapariga do bar do sítio onde trabalho trata-me por "menina".

A minha irmã trata-me por "Mana" ou "Sina".

Há também quem se refira à "senhora engenheira", "senhora doutora", "sôtora" e afins (blharc!).

Para a Filipa e para a Xana, sou "Maria Rita".

Os indecisos recorrem ao "olhe se faz favor..." ou "não se importa..."

Ai que bom que é olhar para o BI e ver que ainda lá está o meu nome todo!
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5