MÃE-GALINHA



2004-12-10

FACTOS E METÁFORAS

Sózinhas no carro, eu a conduzir e a Inês a cantarolar. De repente, um silêncio característico...
- Ó mãe! Que mau que era o Rei Heródes...
- Quem?!
- O Rei Herodes. Aquele que matava criancinhas.
- (?)
- Mas não matou o menino Jesus. O menino Jesus quando era grande é que morreu por nós, para nos salvar.
- Quem é que te contou essas coisas?
- Foi a Catarina! (é a educadora)

Voltei a concentrar-me na estrada e ela voltou às cantorias. Mas não consegui deixar de pensar na imagem de um homem a matar criancinhas à facada (é a imagem que eu tenho do Rei Herodes) e do facto da minha pequenita ter sido confrontada com essa mesma imagem, apesar de se tratar de um facto histórico. Divaguei interiormente sobre se, na catequese, a Maria estaria a ter algumas explicações acerca do Natal, do espírito de Natal, da história de Jesus.

Chegámos a casa e a Inês correu para a irmã:
- Ó Maria! Tu sabes quem era o Reui Heródes?
- Quem? - respondeu franzindo a testa
A Inês lá lhe explicou as barbaridades cometidas, perante um olhar de espanto, e eu perguntei:
- Não te explicaram nada disso na catequese?
- Não...
- Mas já falaram do Natal?
- Já...
- E do menino Jesus?
- Sim...
- E da mãe dele?
- Também. Era a Maria e eu fiz um desenho dela quando um anjo a foi visitar!

Elas continuaram a falar sobre o menino Jesus e foram ver o presépio.
Eu pousei a carteira e pensei sobre os factos e sobre as metáforas. Horas mais tarde, continuava a pesar atitudes e a render-me à importância de ambas.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5