MÃE-GALINHA



2004-11-03

A BRINCAR ÀS TERRAS

- O que é que estão a fazer?!
- Estamos a brincar às terras ! - respondem as mais velhas em coro.
A Carminho ri, ri, ri às gargalhadas. Cada uma das irmãs pega-lhe numa mão e puxam-na de quarto em quarto, e depois para a sala, passando pelas casas de banho.
Eu continuo na cozinha, atarefada entre sopas e bifes, a rir-me só por ouvi-las rir.
- E como é que se brinca às terras? - pergunto-lhes quando chegam à cozinha
- Então não sabes? Nós andamos de terra em terra com a nossa bébé. Aqui é a terra da mãe. Anda Carminho! Vamos à terra do cócó!
(suponho que seja a casa de banho)
E seguem pelo corredor, às gargalhadas, com a pequenita no meio, que soluça de tanto rir.

A mim, fazem-me lembrar os saltimbancos que conheço só dos livros mas que imagino a rir e de terra em terra.

Os reencontros entre elas, ao fim da tarde, são quase sempre assim - animados e risonhos. Mesmo não se dando conta, as mais velhas olham pela pequenita enquanto eu preparo banhos e jantares.
Assim não custa nada.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5