MÃE-GALINHA



2004-06-30

A MENINA DO RABO DE CAVALO

Ontem fui buscar as miúdas mais cedo ao infantário, com o objectivo de ir dar uma volta com elas. Entrámos no carro e começou a discussão:
- Então onde é que querem ir?
- Ao parque dos patos! - disse a Maria
- Ao parque do túnel - disse a Inês
- Vá meninas, decidam lá. Só podemos ir a um sítio.
- Ao parque dos patos!
- Ao parque do túnel!
- Pronto, decido eu. Vamos ao parque do túnel.
A Maria desatou num pranto. Já não tem idade para estas fitas...
- Bem, parece que o melhor é irmos para casa...
- Nããããoooo....
- OK, então escolham sem choraminguices.
Mas elas continuava a puxar cada uma para seu lado. Até que eu rebentei:
_ Vocês estão doidas? Então eu vim buscar-vos mais cedo para irmos passear e vocês estão armadas em tontas? Parece que não querem ir a lado nenhum! Ou vamos ao parque do túnel ou vamos para casa. Escolham.
- Pronto... Vamos lá ao parque do túnel... - resmungou a Maria.
..................................................................................
No regresso, passámos por uma pequenita que pedia esmola num semáforo.
- Ó mãe, estava ali uma menina perdida! - diz a Inês
- Estava?! - pergunta a Maria
- Sim. Uma menina pequenina, com um rabo de cavalo.
- Não estava perdida... - disse eu, sem saber o que acrescentar
- Olha mãe - continuou a Nê - coitadinha da menina. Podiamos levá-la para casa e ela passava a ser tua filha.
Tentei sossegar a aflição:
- Mas ela tem mãe.
- Não tem nada - respondeu-me a Maria. De certeza que tem uma madrasta muito má que não a quer. Temos que a ir buscar!
- Que disparate! E se ela tiver uma madrasta, porque é que a madrasta há-de ser má? (Que raio de estigma têm as madrastas, à conta dos irmãos Grimm)
- Porque as madrastas são muito feias e más e não gostam de meninos.
A conversa ficou por aqui, mas eu não deixei de pensar na pequenita, que não teria mais de 6 anos, descalça no alcatrão. Ainda eu me queixo das dificuldades da vida.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5