MÃE-GALINHA



2007-10-15

Blog Action Day

Todas as ideias que levem a um ambiente melhor, são boas ideias. A maior parte das ideias de grupo só funcionam se forem individualmente bem interiorizadas e a protecção do ambiente passa, sobretudo, pela educação e interiorização de cada um.

Existe em Aveiro, já há algum tempo, uma Lixoteca Itinerante. Não tenho a certeza se pertence ou não à Câmara Municipal (que tanto critico) mas sei que a ideia das Lixotecas partiu do gupo Suma. A Lixoteca Itinerante de Aveiro anda por aí e estaciona em lugares estratégicos, como se sabe que são as escolas primárias. Não fossem as idas das minhas miúdas à Lixoteca e saberia eu muito menos acerca dos 3R - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Também foi da Lixoteca que veio um diagrama de separação dos lixos e que, até há pouco tempo esteve na porta do frigorífico. Estragou-se por excesso do uso que lhe dei - há determinadas coisas que não fazia/faço a mínima ideia de como reciclar e que não são reutilizáveis (por exemplo, o óleo do carro ou o das batatas fritas - que agora já sei).

A reutilização aprendida por elas e bem explicada cá em casa, tem-me valido horas de bricolage - das latas que correm por aí aos ainda em construção sacos do lanche, reutilizar é uma palavra onde cabe quase tudo. Os sacos do lanche são muito parecidos com estes, divulgados pela Rosa para outro fim e estão a nascer de bibes e batas que já não têm uso mas que se fartaram de ir à Lixoteca.

Só um aparte:

Experimentar eco-fraldas (disponíveis aqui, aqui, e sabe-se lá onde mais) pode ser considerado um bom motivo para querer ter outro bebé?

Etiquetas:

O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5