MÃE-GALINHA



2006-10-25

Gosto tanto delas,

às flores e aos folhos e com golas brancas debaixo dos casacos azuis e das meias até ao joelho.
Gosto quando se sentam muito direitas e tocam piano e quando entram na aula de ballet, fato cor-de-rosa, meias cor-de-rosa, sapatos cor-de-rosa com fitas cor-de-rosa, cabelo bem penteado com uma fita cor-de-rosa.
Ai o que eu gosto delas assim meninas, brincos nas orelhas, os cabelos tão penteados.

Quando nasceram deve ter vindo vê-las a fada maria-rapaz. Parvalhona da fada.

Elas gostam é de calças de ganga e ténis e t-shirts com tubarões e brincadeiras brutas e bicicletas e patins. Claro que saltam à corda e brincam com bonecas mas aquelas coisas doces, de meninas arranjadinhas e muito bem comportadinhas, não. Não têm feitio para isso. Se calhar não é falta de feitio e é o feitiço daquela parva, que eu bem a senti andar por ali a rondar-lhes o berço.

Portanto

Gosto especialmente de as mirar todas cor-de-rosinha quando saem do ballet. Especialmente a Maria que se calhar, por ter meio nome de rapaz, é meia maria-rapaz. Tão fôfa, tão doce, tão delicada.

Ainda ontem correu para mim em bicos de pés, bracinhos esticados, um abraço.
- Olá mãe!
- Olá querida!
- Olha, no Sábado tenho que estar às dez da manhã no pavilhão lá ao pé de nossa casa porque vou a um treino de hóquei em patins!
- Vais onde?!
- A um treino de hóquei. Porquê? Não posso?
- Errr... Quer dizer, podes, mas tu sabes o que é hóquei?
- Dahhhhh! Claro que sei. A não-se-quantas e a não-sei-quê também vão.

Depois, no carro:
- Ó Maria, isso do hóquei...
- Não comeces, mãe! Que mal é que tem?
- Isso é coisa de rapazes.
- Lá estás tu. Também não há rapazes no ballet?
- Há UM no meio de mais de cem miúdas.
- E atão? Eu posso ser UMA no meio de mais de cem rapazes. Bem fixe!

Ao jantar:
- Isso do hóquei tem alguma coisa a ver com o R.?
- Com o R.??? Porquê?
(Bem me parecia que não tinha comentado o hóquei do R. com elas, que eu sei bem do o que a casa gasta e já estava a imaginar a birra)
- Por nada... - e virei-me para as mais novas, que ficaram a olhar para mim de olhos arregalados, sem saberem de onde tinha saído a minha fúria:
- E vocês as duas, têm alguma coisa para me dizer? Também querem ir para o hóquei, é?

Anda uma mãe a criar três filhas para isto.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5