MÃE-GALINHA



2006-09-11

Só me ocorre - "Ó tempo, volta p´ra trás..."

Noutro dia tive que explicar às miúdas tudo sobre a ovulação, a reprodução e afins. Não me atrapalho com estas coisas e quero que elas cresçam com as cabeças arejadas mas explicar-lhes assim, de chofre, o que é menstruar, fez-me estremecer.

Ás vezes parece-me que a chinfrineira delas me permite ter conversas mais ou menos discretas com o pai delas mas cada vez mais me convenço que afinal, não é bem assim. Tenho em casa uma pré-pré-adolescente ávida de tudo e que apanhou o meio de uma conversa. Dizia eu:

"E havias de ver a cara da B. ao telefone quando a M., do outro lado, lhe disse:
- Ó mãe! Lembra-se daquela história de que me falou??? Apareceu!!!
E a B. aos gritos, a centenas de quilómetros, a perguntar se ela sabia o que havia de fazer. A miúda, claro, toda contente a dizer que sim....."


- Ó mãe, o que é que apareceu à M.????
- Ups...
- Diz lá! Era uma história? E apareceu de onde?
- Sabes Maria, e tal e tal e tal...

Claro que a Inês se juntou à conversa e entre
"Ai que nojo! Sangue? Todos os meses?"
e
"E fica-se grávida assim??"
e
"Como é que se sabe que se está grávida?"
e outras perguntas um bocado difíceis, parece-me que ficaram esclarecidas. Pelo menos, naquilo que precisam de saber para a idade.
A mim passou-me um camião por cima. Basicamente, uma camião de tempo.

Credo! Onde é que estão os meus bebés???
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5