MÃE-GALINHA



2006-07-20

Da Carmo

Às voltas com a compra da cama nova, continua a dormir na de grades.
Por causa do calor e para não precisar de ajuda para sair da cama e ir, por exemplo, fazer xixi, tirei uma das grades, a que não está encostada à parede. Primeiro entusiasmou-se com a "cama nova", depois recusou-a: "Num quéio a cama nova. Quéio ir paia a tua cama". Mais história, menos história, lá a tenho convencido a deitar-se lá e o que é certo é que tem dormido muito melhor. Quando precisa de fazer xixi, levanta-se sozinha e volta para a cama. De manhã, quando acorda, levanta-se e faz desenhos ou veste as bonecas. Deixou de me chamar, mas acorda-me à mesma, que a ouço andar ali de um lado para o outro. Por causa disto, tenho dormido mais e melhor o que tem vantagens óbvias no meu humor e disposição.

Não me lembro de onde lhe veio a mania, mas come SEMPRE o resto antes da sopa.
- Pimeiro a papa!
Ela não é a elegância em figura de gente e eu preferia que comesse a sopa primeiro, que assim enche o bandulho de carne e de arroz e a sopa depois nem vai toda. Prefere danoninhos à fruta e gosta de kiwis e de meloa. Passou a devorar iogurtes com pedaços quuando lhe menti e lhe disse que os bocadinhos de pêssego ou de manga eram gomas. Agora compro daqueles iogurtes enormes que sirvo em taças com uma bolacha, pois sirvo! Até parece sobremesa de revista.

O Verão premite brincadeiras frescas e uma bacia cheia de água, um boneco e um bocado de sabão azul e branco, mantêm-na entretida durante muito tempo. Ontem decidiu lavar-se a ela também e enfiou a cabeça na água cheia de espuma. Nesse momento a Maria abdicou de tomar conta dela com um suspiro - esta miúda é chalada...
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5