MÃE-GALINHA



2004-12-10

NEM DE PROPÓSITO

Ontem, em conversa com a Cristina:
- A M. (8 anos) tem tido insónias e dores de barriga inexplicáveis.
- Achas que é por causa da escola? - perguntei
- Não. É por causa de Deus.
- De Deus?!
- Sabes, a M. não anda na catequese, nem é baptizada! Mas farta-se de rezar. Dou com ela imensas vezes ajoelhada aos pés da cama a rezar.
- E?!
- Nada... Acho muito bem que ela tenha a fé dela. Eu também tenho a minha. Quando ela fôr mais crescida, decidirá acerca da religião.

Eu continuava intrigada:
- Mas o que é que a religião tem a ver com as insónias?
- Acho que ela se sente mal porque as amigas andam todas na catequese... Ela sente-se posta de parte.
- És capaz de ter razão...
- Ainda por cima noutro dia, em que ela não se acalmava, perguntei-lhe se havia algum problema e ela respondeu-me que às vezes, quando não rezava à noite, não conseguia dormir. Eu lá lhe expliquei que não precisava de rezar sempre ajoelhada, que se podia deitar e pensar em Deus e rezar assim, de olhos fechados. Ela olhou para mim e perguntou "A sério?!" Depois expliquei-lhe que se ela não rezasse, Deus não a castigava.

- Sabes que eu acho o máximo ela fazer isso? Rezar assim, sem obrigação... Preferia mil vezes que as minhas filhas tivessem assim uma fé liberta do que lhes enchessem a cabeça de metáforas na catequese - disse eu, semi-entristecida
- Pois, por isso é que decidimos que a M. não iria... Mas não sei se fizemos bem. Parece que agora ela tem este fanatismo porque não sabe gerir bem as emoções relacionadas com a espiritualidade. E isso está a afectar-lhe o bem-estar.
- Nunca sabemos se as nossas opções são as mais correctas. Especialmente quando envolvem os miúdos...

Ficamos uns momentos sem falar. É assim, no silêncio, que melhor se avalia a importância da fé. Seja ela qual fôr.

(Eu, pessoalmente, preciso de acreditar que existe um anjo-da-guarda que vela por mim e pela minha família. Baptizei as miúdas com convicção. Mas daí a ter que aceitar alguns fundamentalismos, vai um passo muito grande!)
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5