MÃE-GALINHA



2004-10-22

DEPOIS DE NOÉ, A ARCA TEM GAVETAS

Na imensa variedade de bíblias para crianças e histórias acerca da mesma e ilustardas com motivos mais ou menos atraentes, o dicionário por imagens da bíblia, oferecido à Maria no passado fim de semana, é bastante apelativo.
Há dois dias que me pedem para ler um bocadinho à noite e, tendo começado pelo início, releio histórias mágicas do antigo testamento e adivinho-lhes, pelo olhar de espanto, as mesmas dúvidas com que convivi há quase trinta anos. Hoje falava-se da arca de Noé, quando Deus quis acabar com a maldade, salvando um homem bom e todas as espécies de animais.
A mim, alegra-se-me a alma quando no final de uma história com uma metáfora do tamanho do mundo, salta isto da boca de uma menina de 4 anos:
- Ó mãe, sabes... o nosso corpo é feito de muuuuitas gavetas.
- Gavetas ... (e esta? de onde é que apareceu esta ideia?)
- E hoje o T. abriu a gaveta da maldade.
- Sim?!
- Pois, a Catarina estava a contar uma história e ele não se estava a portar bem; então ela ralhou com ele e ele foi ter com ela e mordeu-lhe na barriga!
- Ai que horror! Mordeu à Catarina? À Catarina educadora? (confesso que me horrorizou a imagem de um miúdo a atacar com os dentes a barriga da educadora...)
- Pois mordeu!
(Independentemente do facto de eu achar este facto pouco plausível, até porque imaginação é coisa que não falta à Inês, ela lá encaixou, numa das suas gavetas, a mensagem bíblica).
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5