MÃE-GALINHA



2004-03-09

PERGUNTAS DIFÍCEIS

Elas combinaram. Tiraram o dia para as perguntas difíceis. Muito difíceis....

Logo de manhã, no carro, a Inês conseguiu dissipar todas as minhas preocupações matinais com uma dúvida muito filosófica:
- Quem é a mãe do sol?
- Ai Nênê.... A mãe do sol? O sol é uma estrela, não tem mãe.
- Não tem mãe? Porquê? Já morreu?
- Não. Não tem mãe porque não tem. É assim.
- Isso não é resposta!
- Pois não; mas eu não tenho outra resposta.

E não se tendo dado por satisfeita com este argumento, rematou:
- Porque é que a Carminho já não mama leitinho teu?
- Porque o meu leitinho já acabou....(com muita pena minha)
- Então porque é que não vais ao médico para ele pôr mais nas tuas maminhas?
- Ai ai..... Porque não. Porque o leite aparece nas maminhas. Não é ninguém que o põe lá.
- Porquê?
- Porque o corpo humano é assim e pronto.
- E eu também vou ter leitinho?
- Sim, quando tiveres bébés, vais.

A Maria, que até ía caladinha, "acordou" de repente e disse:
- A papa que a Carminho como, se não é Cerelac, é o quê?
- É outra papa, própria para bébés pequeninos - disse eu
E a Inês - Não! A Carminho como papa com beijinhos, não é mãe?
- Claro. É isso mesmo, papa com beijinhos.
Continuou - E os beijinhos estão numa caixa?
- Numa caixa?!

(Ainda bem que entretanto chegámos à escola!)

Como se ainda não bastasse (elas estão tolinhas, de certeza) estava eu atarefada ao fim da tarde, entre banhos e jantares, quando a Maria, com um ar de menina de colégio, dispara:
- Ó mãe, como é que apareceu o mar?
- Sei lá. Acho que houve uma explosão.... Mas porque é que não telefonas ao pai?
Não telefonou mas eu encarreguei-me de o fazer.
- O pai diz que começou a chover, choveu muito e encheu o mar.
- O pai estava a gozar, não estava?
- Não sei.

À noite, no fim da história, a questão também não foi fácil:
- O que é "arrependimento"?
- É quando nós fazemos uma coisa e depois achamos que não devíamos ter feito
- Ah! É como eu dar um pontapé à Inês e a seguir pedir desculpa?
- Mais ou menos.... Vá. Tudo a dormir.

Ufff.... Se alguém tiver respostas mais aconchegantes para estas ou outras questões, é favor "comentar".
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5