MÃE-GALINHA



2004-02-20

MAIS UMA SEMANA

Hoje as meninas mais velhas foram para a escola com as suas fantasias de anjinho e de águia-princesa. Lindas.... Este facto obrigou a mãe e o pai a umas horas-extra de trabalho mas os resultados compensaram.

Sendo sexta-feira, cá vai:
1. Carminho - Está tão constipada.... Aparentemente tem um dentito a nascer. Coça furiosamente a gengiva com tudo o que lhe vai parar à mão mas prefere utilizar como "coçador" a mola da fita onde está presa a chucha. Manias! Eu, com os dentes dos bebés, sou como o S. Tomé - só acredito quando vir.
A constipação tirou-lhe o apetite mas com mais cantiga menos cantiga, lá vai comendo.
A maior novidade é que, talvez por causa do dito dente, anda sempre aos "beijinhos". Põe os lábios para dentro da boca e... chuac! Também descobriu que tem língua e passa o tempo a pô-la para fora.
De facto, com um bébé, cada semana é recheada de novidades. Com este blogue, sempre ficam registadas!
2. A Inês continua a ser a nossa caixinha de surpresas. Agora aprendeu a....arrotar! Ela, com aquele arzinho de menina, lá anda a engolir, a engolir, até que sai um sonoro arroto. E faz isto só para se divertir... Da primeira vez achei uma certa graça mas agora já não acho graça nenhuma.
A fantasia de Carnaval foi mal escolhida. Devia ter-se mascarado de penso-rápido. É que não há dia nenhum que não precise de um penso, ora numa "pele" ora num arranhão (que só ela é que vê).
3. A Maria passou a semana obcecada com o fato de águia. Esta noite acho que nem dormiu bem, com medo que não estivesse tudo pronto. Que felicidade quando se viu ao espelho!
Uma das amiguinhas dela foi viver para Viseu. A percentagem de meninas na sala dela desceu de 7 meninas para 15 rapazes. Como é que não hão-de ser todas umas maria-rapaz?
A Maria é a melhor baby-sitter da Carminho. Até na hora das refeições é a minha maior ajuda, cantando e batendo palmas para a mana comer.
4. A minha t-shirt do baby-blues nunca mais chega.... (Não é que me faça muita falta, com o frio que está!)
Confesso que já não consigo adormecer sem ler duas ou três páginas de um dos livros que temos. É uma excelente forma de adormecer bem disposta! Mas já começo a desesperar por novidades. Ainda por cima já há uma série de novos volumes, ainda não publicados em Portugal.
5. Esta semana o prémio "vamos fazer a mãe rir" é para o pai.
Numa destas noites, a meio de um ataque de tosse, a Carminho vomitou a nossa cama. Não era àquela hora que ia mudar os lençóis e à tarde, quando cheguei a casa, lá ia deitar mãos ao trabalho. Mas o pai já tinha mudado a cama, deixando a mãe muito contente. Acontece que as almofadas ainda estavam sem as fronhas e eu perguntei? "Que lençois é que puseste na cama?" (como 90% são brancos, esperei por uma resposta do género - "aqueles do bordado inglês", "aqueles da barra azul" ou "aqueles que a tua mãe nos deu"!). Mas eis senão quando, mais uma vez, o meu próprio marido me consegue surpreender com a resposta -"Os brancos!"
Amanhã o pai vai a Lisboa e eu vou passar o dia sózinha com as Caninis. Como a viagem é por uma boa causa, está desculpado. Mas realmente, não se faz.... Parece que depois trás a Avó Ana, que deve andar cheia de saudades das suas princesas.
Tem andado muito constipado, o pai. É do frio. Até parece que não tem que lhe aqueça os pés.
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5